O que é funil de vendas?- marketing de conteúdo.

funil de vendasO funil de vendas é uma estratégia que pode mudar os rendimentos de uma empresa. Seja para negócios online ou empresas físicas, o planejamento é crucial. Criar um funil de direcionamento de clientes faz com que você converta muito mais visitas em leads.

Quando você resolve incluir esse método em seu negócio, consegue gerir cliente de forma ampla. Existem fases que antecedem a compra de um produto e a fidelização do cliente e é para gerencia-las que essa estratégia foi criada!

Leia o artigo até o final e descubra quais são as fases mais importantes de uma venda e quais são os passos para a construção do seu funil.

 

O que é um funil de vendas?

funil de vendas 1

Para entender o que é um funil de vendas você precisa imaginar um funil convencional. Sabe aqueles que as donas de casa utilizam na cozinha? Eles possuem uma parte maior – a boca do funil – e uma parte mais afinada – o final do funil. O funil de vendas funciona de forma similar!

No começo do funil você vai pensar nas pessoas que visitam o site. Depois nos leads. Em terceiro lugar você vai começar a pensar na negociação dos produtos. E por última nas vendas.

Viu como tem muita gente que faz o processo de vendas de forma errada? É preciso pensar primeiro nas necessidades do cliente, em atraí-lo e só por último pensar na finalização das vendas.

Com essa estratégia você conseguirá converter mais visitas em leads. E mais do que isso, conseguirá finalizar as negociações pois já conhecerá o seu cliente e poderá oferecer para ele propostas irresistíveis.

 

Como criar um funil de vendas?

funil de vendas 2

Agora que você já sabe o que é o funil de vendas, precisa aprender como cria-lo. Veja os passos:

  • Definir os objetivos da campanha

É importante pensar qual é o objetivo da campanha criada. O que você busca alcançar com ela? É importante produzir o funil de vendas com o auxílio de todas as pessoas envolvidas. Ou seja, toda a equipe de criação da empresa precisa participar da elaboração do funil de vendas.

  • Necessidade do público-alvo

Com o objetivo da campanha em mente é preciso pensar nas necessidades do seu público. O que eles querem realmente com esse produto? Por que eles procuram por ele? Qual a dor do seu cliente? Respondendo essa pergunta você já terá concluído a primeira parte do seu funil de vendas, e terá bolado estratégias para atrair mais consumidores.

  • Busque o público

Elabore estratégias para buscar o seu público. Nessa fase do seu funil de vendas você pode criar páginas de captura. Como você já estabeleceu os objetivos da empresa, já sabe as necessidades do cliente, ficará fácil bolar um brinde irrecusável para sua página de captura. Aqui você também irá criar sua newsletter. É através dela que você irá entrar em contato com futuros clientes.

  • Negocie com o cliente

Após ter recebido visitas em sua página da web, negocie com o cliente. Dê condições para que ele feche a compra. Mostre para ele não apenas o preço do produto, mas o valor dele. Ou seja, mostre que o produto ou serviço é de qualidade, que irá realmente solucionar o seu problema e que vai suprir as necessidades do consumidor.

  • Finalize a venda

Nessa última etapa você já estará com a faca e o queijo na mão. Poderá finalizar a venda tranquilamente. Você já conhece o seu cliente e sabe do que ele precisa. Sabe porque ele procurou a sua empresa e pode trabalhar para que ele finalize a compra.

 

Pensar em todas as etapas de um funil de vendas permite que você elabore estratégias de sucesso. Ao final das negociações você terá não apenas um cliente, mas vários contatos que podem converter vários leads!

O funil de vendas deve ser feito em todas as campanhas. É uma forma de maximizar as vendas, acompanhar o trabalho da equipe e conhecer de verdade o seu cliente.

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